Cães e gatos são verdadeiros companheiros para humanos e quanto mais tempo eles viverem, mais alegrias trocarão com seus tutores. Por isso, manter uma rotina de cuidados, com alimentação adequada, vermifugação regular e vacinação em dia é essencial para que o animal tenha uma vida plena e longa.
Para aqueles que atingem a fase senil, ou seja, cães e gatos que passam de 10 anos, os cuidados devem ser redobrados. Isso porque os animais idosos podem apresentar alguns problemas de saúde comuns da idade, como diabetes, problemas de articulação, insuficiência renal, obesidade, catarata e câncer.
“Alguns desses problemas de saúde podem ser silenciosos e, quando o tutor percebe, pode ser irreversível”, explica Aline Zoppa, coordenadora do Hospital Veterinário Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate. “Por isso é muito importante manter uma agenda de visitas ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano”, completa.
Já no exame físico o médico veterinário pode detectar nódulos, diagnosticar a catarata, determinar se o pet está acima do peso ideal e identificar doenças dentais no animal. Além disso, poderá solicitar exames de sangue para detectar outros problemas de saúde, como o diabetes.
A partir de um diagnóstico é possível dar o melhor tratamento ao animal, que pode ser uma simples troca de ração comum por uma especial, indicada para o problema do animal.
“A prevenção é sempre a melhor escolha, pois algo simples pode se tornar grave por falta ou tratamento tardio”, enfatiza.
Fonte – Universidade Anhembi Morumbi