Melhorias na qualidade de vida e na medicina têm proporcionado um aumento da expectativa de vida das pessoas. As projeções são de que a porcentagem de idosos na população passará de 12% para 30% até 2050.
Um estudo do Sebrae mostra como os pequenos negócios do setor podem explorar a moda para idosos, além dos cuidados que quem produz deve tomar ao fabricar vestuário para esse público.
Essa fatia de mercado também apresenta um poder de consumo maior do que antigamente. Os idosos investem mais em lazer, viajam e compram itens de bem-estar, beleza e vestuário. No entanto, o mercado da moda oferece opções limitadas para esse público, deixando de aproveitar todo o potencial de crescimento desse nicho de mercado.
O Estado do Rio de Janeiro apresenta uma expectativa de vida superior à média brasileira: 75,6 anos. Os homens têm expectativa de 71,9 anos; já as mulheres, 79. Além disso, é o estado com a maior proporção de idosos no Brasil: 17,4%. Conforme perspectivas, a população idosa brasileira irá quadruplicar até 2060. Logo, a moda na terceira idade é um dos maiores expoentes em termos de estilo, criação, modelagem e serviços.
Uma pesquisa acadêmica revelou que há muita insatisfação dos consumidores da terceira idade, sendo que 73% deles classificaram o atendimento no varejo como regular, resultante da falta de marketing voltado para esse público.
Na indústria da moda esse cenário se repete. Há poucas opções para as pessoas da terceira idade, que precisam de uma atenção especial, tendo em vista as limitações que surgem com a idade. As roupas, além de expor estilo e personalidade, devem ser funcionais, confortáveis e seguras, já que os idosos têm mais dificuldades de realizar tarefas rotineiras, como levantar-se da cama e tomar banho.
Diferentemente do passado, as pessoas da terceira idade têm uma vida mais ativa. Eles passeiam, praticam atividades físicas regularmente e frequentam centros de terceira idade, que proporcionam atividades sociais movimentadas, como viagens e danças.
Modelagem de Roupa
O mercado não apresenta um estudo oficial de modelagem para a terceira idade, o que seria um passo inicial para a indústria da moda atender adequadamente esse público, respeitando a ergonomia, os tamanhos e as necessidades específicas dos idosos. Para as empresas que planejam investir nesse nicho, é fundamental dar atenção aos detalhes do corpo e de ergonomia, que são bem diferentes se comparados à população jovem e adulta.
Mesmo sem uma tabela de medidas exata para produzir roupas para os idosos, há necessidades que podem ser atendidas tomando alguns cuidados, tornando a roupa vendável e segura. Entre as alterações corporais dos idosos destacam-se:
- Perda progressiva de massa magra;
- Aumento da gordura corpórea;
- Diminuição da estatura;
- Redução da quantidade de água no organismo;
- Diminuição do tecido gorduroso dos braços e pernas e aumento no tronco;
- Os passos se tornam mais curtos e lentos e as costas tendem a ficar mais curvadas, para proporcionar estabilidade.
A falta de roupas específicas para idosos e as inadequações na modelagem e nos tamanhos são os maiores problemas. Além de propriedades de design e estética, o vestuário precisa conciliar aspectos ergonômicos para atender requisitos como conforto, usabilidade e funcionalidade.
Se você considera que esse pode ser um segmento a ser explorado, alguns cuidados devem ser tomados na criação e confecção de roupas para essa faixa etária:
1 – As roupas devem ser mais fáceis de colocar e retirar;
2 – Não devem conter tecidos soltos ou pregas que possam enroscar em objetos pelo caminho;
3 – Para os homens, há preferência por camisas de botão, ao invés de malha.
Assim, não é necessário levantar os braços para colocar e retirar;
4 – Para as mulheres, calças e vestidos com tecidos mais leves e soltos no corpo, que facilitam a troca de roupa e a movimentação;
5 – As roupas de inverno devem apresentar maior efeito térmico. Os tecidos mais quentes devem ser privilegiados.
Com tantas alterações decorrentes do envelhecimento, a moda representa algo muito mais importante para os idosos do que meramente a escolha de roupas, e deveria receber mais atenção devido às razões apontadas. Uma roupa adequada representa ganhos não só na qualidade de vida do idoso, mas na sua representação na sociedade.
Fonte –SEBRAE Inteligência Setorial
https://www.sebraeinteligenciasetorial.com.br