Todos temos sonhos e desejos que carregamos durante toda uma vida, e em dados momentos nós realizamos alguns deles e, por percalços que aparecem ou por mudança de planos mesmo, acabamos deixando alguns sonhos de lado por achar que não somos mais capazes de fazê-los.
“Estou velho demais pra mudar de área”, alguns dizem, ou então “O mercado não vai me querer por causa da minha idade”, são algumas das desculpas que podemos ouvir.
Mas, Barbara Beskind, de 91 anos, quebrou todos os paradigmas do mercado ao ser anunciada como designer de uma das empresas de inovação mais celebradas mundialmente, a IDEO.
De longe, Barbara é a profissional mais velha da companhia que ingressou no time que trabalha com o que é conhecido como “design voltado para o ser-humano” para alimentos, embalagem, produtos eletrônicos e mais recentemente, envelhecimento.
Ela disse em uma recente entrevista ao site Today: “Sempre quis ser inventora desde que tinha 10 anos de idade. Levou 80 anos, mas agora eu consegui.”
Seus sonhos iniciais de se tornar inventora foram deixados de lado quando conselheiros a diziam que faculdades de engenharia não aceitariam mulheres. Em vez disso, ela serviu o Exército dos EUA como terapeuta ocupacional, além de escrever livros e aprender a pintar.
Dois anos atrás ela ouviu falar sobre uma vaga na IDEO do Vale do Silício e decidiu se candidatar para trabalhar no escritório da empresa, que tem trabalhos realizados no mundo inteiro. Ela passou dois meses escrevendo seu currículo, que inicialmente tinha nove páginas e o ‘lapidou’ para deixar o mais conciso possível, e então enviou pelo correio.
Barbara vai toda quinta-feira para o escritório da IDEO em Palo Alto, Caliórnia, de transporte público e caminha alguns quarteirões até chegar. Ela também foi muito bem recepcionada por todo o staff da companhia (que tem seis ou sete décadas de idade a menos), que fizeram questão de ir abraçá-la e dar as boas-vindas. “Eles são minha segunda família, toda quinta-feira eu me sinto 30 anos mais jovem”, diz ela.
Seu foco de trabalho é testar os produtos voltados à pessoas com mais idade, mas ela também traz inputs totalmente novos aos designers, mudando muito a visão que eles tinham sobre a melhor idade.
Fonte e Fotos – Today, Senior Planet e D.School.