A CASA DO CALIFA – Um ano em Casablanca
Autor: Tahir Shah
Editora: Roça Nova
Há tempos ouço falar deste livro como imperdível e, até então, ainda não o tinha lido por vários motivos. Mas agora que o Marrocos entrou no meu roteiro de férias, achei que era o momento ideal para entrar no clima desta cidade misteriosa.
Na tradição dos livros que trazem relatos de viagens, como Um ano na Provence do autor Peter Mayle, o inglês Tahir Shah compartilha conosco sua experiência de transformar um sonho exótico em realidade. Esta é a história da mudança de sua família da cinzenta Londres para a ensolarada Casablanca, onde a tradição islâmica e o folclore africano convergem e revelam muitas surpresas divertidas e, por vezes, aterradoras.
Inspirando-se nas férias marroquinas de sua infância, o autor sonhava em fazer deste país o seu lar e, aos 36 anos de idade, teve sua oportunidade. Investindo todo o dinheiro que ele e sua esposa possuíam, comprou Dar Khalifa, uma mansão em ruínas de frente para o mar de Casablanca, que pertencera ao califa ou líder espiritual da cidade.
Com sua vegetação exuberante, seus jardins privados e seu ritmo relaxante, a vida em Dar Khalifa parecia preencher as fantasias de Tahir. Até que ele descobre, de muitas maneiras, que estava muito mais longe de casa do que imaginava. No Marrocos é costume considerar que uma casa vazia atrai djinns, espíritos invisíveis exclusivos do mundo islâmico. A ardente crença na existência deles dificulta muitíssimo o sono e os planos de reforma da casa, mas isso é apenas o começo…
De elaborados rituais de exorcismo ao convívio com vizinhos gângsteres que tentam roubar sua propriedade, a família tem que lidar com uma nova cultura e tudo o que vem a reboque.
Enfim, um livro encantador que mostra o dia-a-dia desta família aventureira nesta jornada tão corajosa.
Ótima leitura
Veja Produtos e Serviços