No próximo sábado, dia 20 de dezembro, os frequentadores d e Ipanema, no Rio de Janeiro e Guarujá, em São Paulo vão poder fazer exames de pintas e manchas na pele e ter todas informações de como prevenir a doença.
A Ação faz parte do Dezembro Laranja, uma campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia para combater o câncer da Pele, o tipo mais comum de câncer no Brasil
Ipanema e Guarujá são duas das praias mais famosas do Brasil e reconhecidas por ser vanguarda na moda e influenciar hábitos e costumes de milhares de brasileiros. Os banhistas que foram a essas praias no próximo sábado terão a oportunidade de participar de uma das mais importantes campanhas de saúde do País. A partir das oito da manhã, a população receberá orientação pela distribuição de folders explicativos. O foco da ação são os pacientes de risco (aqueles com pele, cabelos e olhos claros, pessoas que têm histórico de câncer na família e aqueles que têm uma ferida que não cicatriza, por exemplo).
No Rio de Janeiro, a praia de Ipanema recebe a ação no quiosque Quase Nove – na Avenida Vieira Souto. Em São Paulo a ação ocorre na praia do Guarujá, no quiosque Avelinos Pitangueiras – localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca. De acordo com o dermatologista e coordenador do Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele, Dr. Marcus Maia nenhum outro tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária como o Câncer da Pele. É possível impedir que a doença se manifeste, tomando algumas medidas básicas de proteção: como usar sempre o protetor solar com o fator de proteção adequado, bonés e óculos escuros, por exemplo.
“Ninguém deveria morrer por causa de uma pinta. Com o Dezembro Laranja nós estamos tentando conscientizar a população sobre a importância de adotar hábitos seguros, principalmente na praia, que é o principal lazer dos brasileiros. Precisamos que esse alerta seja compreendido por todas as faixas etárias e mais ainda pelos idosos, já que a média de idade de incidência do câncer não melanoma é de 69 anos”, revela.
Mas não é só no lazer que a preocupação com a prevenção deve existir, atualmente, o câncer da pele é uma das principais doenças desenvolvidas pelos trabalhadores, notadamente aqueles que passam a maior parte do dia expostos ao sol sem a devida proteção. “Muitas profissões hoje têm o câncer de pele como uma das principais causas de afastamento do trabalho. Pescadores e trabalhadores da construção civil, por exemplo, estão entre os profissionais com maior risco para contrair a doença”, afirma o Dr. Marcus Maia.
#Dezembro Laranja
A campanha Dezembro Laranja tem movimentado a sociedade brasileira com a participação intensa de artistas e celebridades que têm vestido essa camisa. Mas qualquer pessoa aderir espontaneamente à campanha, basta que tire uma foto com uma camisa na cor laranja e poste a foto nas redes sociais com a hashtag #dezembrolaranja.
“Todos podem ajudar na prevenção do câncer da pele. Vamos juntos vestir essa camisa, até mesmo os próprios dermatologistas que podem reforçar essa luta que é de todos nós”, conclui a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Denise Steiner.
Fonte – Sociedade Brasileira de Dermatologia – www.sbd.org.br
A Sociedade Brasileira de Dermatologia A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com mais de 7 mil associados, é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo, com mais de 100 anos de existência é a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) e tem como objetivo promover o estudo, ensino e pesquisa na dermatologia e áreas afins. Dra. Denise Steiner é a presidente da SBD gestão 2013 -2014.