A importância da atividade física é grande e traz uma série de benefícios para a saúde. Praticados de maneira regular e respeitando as limitações de cada pessoa, os exercícios físicos previnem doenças, melhoram a imunidade e auxiliam no tratamento de doenças, como pressão alta, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose e outras.
Além disso, idosos que praticam atividades físicas apresentam melhora nos movimentos e fortalecimento muscular, o que contribui para a prevenção de quedas e diminuição da perda óssea.
Outros benefícios da atividade física que merecem destaque: melhora do sono, da respiração e da circulação sanguínea; controle da ansiedade e da depressão; sensação de bem-estar e resgate da autoestima.
A escolha da atividade física para a pessoa idosa deverá ser orientada por um médico, que levará em conta aspectos como o esforço necessário, condições de saúde, a segurança e a motivação.
Recomendações para a prática de exercícios físicos e esportes:
A prática esportiva deve proporcionar satisfação, isto é, deve ser agradável, caso contrário, a tendência é que seja abandonada. Por isso, são necessárias algumas orientações:
• Nunca esqueça de aquecer o corpo antes dos exercícios e de alongar-se antes e depois da atividade;
• Mantenha-se hidratado antes, durante e depois dos exercícios;
• Use roupas e calçados apropriados para a prática esportiva escolhida;
• Não faça atividades físicas em jejum, pois o risco de hipoglicemia é maior;
• Interrompa imediatamente o exercício físico em caso de dor no peito, falta de ar, palpitação, tontura, fadiga, zumbido no ouvido e palidez.
Aprenda a escutar o seu corpo.
Fonte – Guia da Pessoa Idosa/ Secretaria Especial dos Direitos Humanos