Em tempos de crise, repensar custos e mudar alguns hábitos são atitudes fundamentais para quem pretende economizar. Mas como colocar isso em prática no universo da moda? A primeira resposta que vem à mente é começar a comprar peças mais baratas, sem grife. Porém uma tendência vem ganhando força ano após ano: o conserto e a customização de roupas.
Além de ser uma alternativa econômica, a revitalização das roupas é algo extremamente sustentável: segundo pesquisa realizada pela Wrap Research, do Reino Unido, com o aumento de apenas três meses na vida útil de uma peça, é possível proporcionar uma redução de 5% a 10% na pegada de carbono, água e resíduos.
“Uma jaqueta antiga e desgastada, por exemplo, pode ganhar vida nova com alguns pequenos ajustes. Ao mesmo tempo em que colabora com a redução dos custos, essa revitalização combate o consumismo e coloca a sustentabilidade em prática”, explica Paulo Alexandre, diretor comercial da Arranjos Express, marca referência em customização de roupas na Europa, presente no Brasil em várias cidades como: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Sergipe e Santa Catarina.