A queda é um inimigo comum entre os idosos. Ocorre como uma mudança de posição inesperada, não intencional, levando o indivíduo a um nível inferior, ao solo ou sobre um objeto, como por exemplo, um mobiliário.
As quedas ocorrem frequentemente como um somatório de fatores de risco intrínseco e extrínseco, sendo difícil restringir uma ocorrência a um único fator ou a um agente causal. Um resumo desses fatores de risco encontra-se descritos abaixo:
Fatores Intrínsecos
Diminuição de força muscular de membros inferiores;
Déficit de equilíbrio, tonturas;
Uso de medicações psicotrópicas;
Déficits cognitivo, visual e/ou auditivo;
Hipotensão postural;
Distúrbios da marcha;
Doenças crônicas;
Imobilidade;
Incapacidade para realizar as AVDs
Fatores Extrínsecos
Má iluminação;
Pisos escorregadios;
Tapetes soltos;
Falta de segurança no banheiro;
Subir em escadas, cadeiras ou bancos;
Polifarmácia (uso de cinco medicamentos ou mais).
Organização Mundial de Saúde propôs um modelo para prevenção de quedas, cujos pilares fundamentais para isso estão baseados na conscientização (capacitação) do indivíduo sobre o problema que possui, na identificação desse potencial risco (educação) e na devida intervenção sobre estes fatores (treinamento). Nestes pilares, a Fisioterapia possui um papel importantíssimo.
O profissional fisioterapeuta pode contribuir desde a promoção de saúde (conscientização e educação) à intervenção físico-funcional, com foco na diminuição dos fatores de risco para as quedas dos idosos, através da orientação de práticas de movimentos dinâmicos que alterem o centro de gravidade, que fortaleçam grupos musculares posturais, que melhorem a flexibilidade, exercícios que gerem dificuldades progressivas estimulando o equilíbrio e a marcha, dentre outros, podendo ser realizados ludicamente, tornando as práticas mais atrativas e animadas.
Se o senhor (a) já caiu alguma vez, se queixa de desequilíbrio postural constante, fraqueza muscular nos membros inferiores e possui insegurança para caminhar, não deixe de procurar um profissional para uma consulta especializada. É possível ter mais estabilidade e segurança para andar e fazer suas atividades de vida diária.
Por Dr. Rubens Guimarães Mendonça – Fisioterapeuta
Veja Produtos e Serviços