O Portal Curso da Vida completa nesta quinta-feira, dia 1º, seu primeiro aniversário: um ano dedicado a divulgar e promover o debate e as boas práticas que fortaleçam o conceito de envelhecimento ativo.
Foi ao ar na internet na data em que se comemora o Dia Nacional e Internacional do Idoso, marco instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, e pelo governo brasileiro em 2006, com o objetivo de sensibilizar as sociedades para as questões do envelhecimento e para a necessidade de responder às demandas da população idosa.
Durante seu primeiro ano de atividades, o Portal Curso da Vida somou contribuições de especialistas e colaboradores. Sensíveis à causa, esses parceiros imprescindíveis participaram com informações técnicas, crônicas, entrevistas, relatos de vivências significativas.
O Portal Curso da Vida é coordenado pela jornalista Luiza Sampaio e pela designer Leila Victor, que, a partir de experiências com amigos, familiares e da própria rotina, perceberam a necessidade urgente de articular esforços para a melhoria para as condições de envelhecimento no Brasil.
Como vamos nos preparar para a chegada da velhice?
Como seremos quando também descobrirem que estamos velhos?
Como garantir os direitos humanos e a dignidade das pessoas velhas?
Perguntas como essas inspiraram a criação do portal. E não têm respostas simples.
O Estatuto do Idoso também faz aniversário neste 1º de outubro, completando 11 anos. E o 25º. Dia Internacional das Pessoas Idosas celebrado pela ONU tem o tema “Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades”. São marcos legais e institucionais que apontam caminhos e revelam que ainda há muito por fazer. Nas cidades, nas leis, no comportamento, na cultura. E principalmente nas políticas públicas.
Por isso, o Portal Curso da Vida agradece aos que acreditam na capacidade de as sociedades se transformarem, e espera contar com o apoio de cada vez mais parceiros e leitores para que possamos, juntos, superar os grandes desafios para a construção de um novo jeito atravessar o curso da vida e de viver o envelhecimento.
Velas ao vento!