Como discutido recentemente neste portal, a prevenção é super importante para todos, não importando a faixa etária. Com a correta prevenção, possibilitamos o diagnóstico precoce de diversas doenças que podem trazer maiores problemas no futuro.
Para o idoso prevenir é tão ou mais importante do que em outra idade, uma vez que condições sistêmicas podem limitar o tratamento a ser executado. Dessa forma, você sabe quais são os problemas bucais que os idosos mais enfrentam? Você sabia que elas podem ser evitadas através de atitudes simples como consultas de prevenção?
Digo isso pois, além da prevenção, devemos ter uma correta manutenção diária dos dentes.
Ao conhecer os principais problemas que podemos desenvolver, a manutenção se torna mais fácil e consciente.
Os principais problemas são :
Xerostomia
A xerostomia ou falta de saliva ocorre muito nos idosos. A saliva tem funções importantes para a nossa alimentação e conforto no dia-a-dia. A falta dela pode gerar maior incidência de cárie e lesões na mucosa, ocasionado dificuldades de uso da prótese e também de mastigação.
A xerostomia tem diversas causas, desde ansiedade a síndromes. Porém, nos idosos ela é comum por duas razões: a primeira devido a diminuição fisiológica da produção de saliva ao longo do tempo. A segunda ocorre devido as medicações usadas nessa fase da vida. Muitas medicações prescritas para regular a pressão ou a diabetes podem causam diminuição no fluxo salivar.
Para manter o fluxo salivar correto devemos sempre nos manter hidratados, o consumo de água é super importante. Se a falta de saliva ocorre devido a medicações, devemos conversar com o médico se existe a possibilidade na troca da medicação. Em casos mais graves o acompanhamento deve ser feito com cuidado e o uso de saliva artificial pelo dentista pode ser recomendado.
Cárie de raiz
Com o passar do tempo pode ocorrer a retração da gengiva, expondo a região da raiz. Essa área é mais suscetível a cárie por ter menos proteção.
Nesse caso uma correta higiene deve ser feita, com a técnica adequada de escovação e também o uso do fio dental.
A presença da doença cárie da raiz é de tratamento muito complicado, por isso a manutenção deve ser feita com muita atenção.
Problemas de adaptação da prótese
Ao chegar na terceira idade, provavelmente a maioria das pessoas possuem algum tipo de prótese.
Alguns perderam poucos dentes e usam uma prótese fixa, outros perderam todos os dentes e usam prótese total removível.
Porém, o que muitos não se atentam é a adaptação da prótese. Esse tipo de trabalho mal adaptado além de gerar um desconforto grande no idoso, também não possibilita uma alimentação da forma correta.
Portanto, veja se você pode realizar um trabalho de mais qualidade ou até colocar implantes dentários para ter um trabalho fixo .
Doença periodontal
A doença periodontal está relacionada aos problemas citados acima, principalmente a falta de saliva e o problema de adaptação da prótese.
Como discutido, a saliva protege os dentes e a falta de adaptação da prótese causa locais mais difíceis de serem limpos, causando acúmulo de placa.
Além disso, alguns idosos têm dificuldade manual de realizar a correta escovação, provocando a inflamação na gengiva e a doença periodontal.
Portanto além da prevenção, a manutenção deve ser feita com cuidado e atenção para evitar esses e outros problemas. Afinal, a saúde bucal possibilita uma mastigação e alimentação de maior qualidade, ocasionando a ingestão de melhores nutrientes. Além disso, um belo sorriso não tem preço e melhora todo o resto.
Veja Produtos e Serviços