NU DE BOTAS
Autor: Antonio Prata
Editora: Cia. Das Letras
Na edição da FLIP (Feira Literária de Paraty) deste ano assisti a uma mesa com o autor Antonio Prata, em que ele falava do seu último livro, Nu de Botas. Fiquei muito surpresa com sua capacidade de transformar histórias reais que fizeram parte da sua infância em crônicas sempre muito bem humoradas e sensíveis.
Este é um autor jovem que traz uma grande bagagem em sua trajetória, sendo um cronista de grande destaque na sua geração. Escreve semanalmente, desde 2010, no jornal Folha de S. Paulo.
Aparece em Nu de Botas as primeiras lembranças no quintal de casa, os amigos da vila, as férias na praia, o divórcio dos pais, os desenhos animados da tevê, a primeira paixão, enfim toda a educação sentimental de um paulistano de classe média nascido durante a década de 70.
O que chama atenção, contudo, é a peculiaridade do olhar. Os textos não são memórias do adulto que olha para trás e revê sua história com nostalgia ou distanciamento. Ao contrário, o autor retrocede ao ponto de vista da criança, que se espanta com o mundo e a ele confere um sentido absolutamente particular, cheio de lirismo, comicidade e encantamento.
Este livro é uma excelente combinação de boas risadas e momentos de pura emoção.
Ótima leitura.
Mande sua sugestão de livro pelo FALE CONOSCO