Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor

Como manter-se hidratado no verão?

A água representa cerca de 60% do peso corporal de um homem adulto e cerca de 55% do de uma mulher. Por conta disso, uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) atenta para o consumo de aproximadamente 2 litros de água por dia.

Ocorre, no entanto, que a rotina atribulada e os diversos afazeres acabam por limitar sensivelmente o volume ingerido pelas pessoas no dia a dia. Além disso, durante o verão, o calor motiva as pessoas a praticar exercícios, seja na academia ou ao ar livre, fazendo com que a perda de água no corpo seja ainda maior.

Mais do que uma simples recomendação, o volume adequado de consumo diário de água busca evitar uma série de problemas associados à insuficiência de ingestão do líquido.

Segundo a nutricionista Jessica Bomfim, da Selfit Academias, as principais consequências são a diminuição do transporte de nutrientes, a diminuição da eliminação de resíduos tóxicos, a sobrecarga renal, o aumento de proliferação bacteriana e o surgimento de distúrbios de coagulação.

Jessica indica os repositores hidroeletrolíticos, como água de coco, sucos de frutas e água natural, para sanar a falta de líquido diária do corpo. “Após uma atividade intensa, por exemplo, repor sais é necessário, suprindo o que foi perdido no suor durante os exercícios”, destaca.

O ideal é carregar sempre uma garrafinha, enchendo-a de água gelada sempre que deixar a casa ou o trabalho. Assim, o líquido irá demorar mais para perder seu frescor, mesmo em um dia mais quente.

E aí, quanto de água já bebeu hoje?

Fonte –  SELFIT Academias

Exit mobile version