No período de férias é comum que as pessoas durmam e acordem mais tarde. Além de não ser possível recuperar as horas de sono perdidas, essa mudança repentina nos hábitos pode atrapalhar na hora de voltar à rotina. Isso porque leva semanas até que o indivíduo se acostume a dormir cedo novamente, prejudicando o rendimento diário.
As mudanças nos horários de dormir podem comprometer a qualidade do sono e causar, a curto prazo, cansaço, dores musculares, falhas de concentração, mau humor e dificuldades de aprendizagem, adverte Renata Federighi, consultora do Sono da Duoflex. “É possível ter flexibilidade em relação a rotina durante as férias, mas é indicado que nos últimos dias os horários de dormir e acordar sejam mais próximos aos habituais”, explica.
Para quem vai pegar a estrada nessas férias, na hora de preparar a mala, se for possível, é aconselhável levar o travesseiro para garantir bem-estar e evitar noites mal dormidas. “Os travesseiros de hotéis são confortáveis, mas cada indivíduo tem preferências e biótipos diferentes, o que pede um travesseiro apropriado para cada necessidade. Por isso, é aconselhável levar seu próprio travesseiro, já adaptado ao seu corpo”, orienta Renata.
Mas há quem acha que levar o travesseiro de casa é incômodo e ocupa muito espaço. A especialista dá a dica para não ter trabalho. “Existem travesseiros que se adaptam perfeitamente a este tipo de situação, pois são dobráveis e indeformáveis o que facilita o transporte, e podem ser lavados pelo próprio usuário antes e depois das férias, mantendo a conservação e a higiene do produto em dia”, completa a consultora.
Fonte – Duoflex