Ainda hoje, muitas pessoas se enganam a respeito dos gostos e hábitos da população da terceira idade. Com rotinas muitas vezes atribuladas, bem diferente de como era há dez anos, atualmente os novos idosos costumam acessar a internet para se antenar sobre as notícias, pesquisar por produtos e serviços além, é claro, de conversar e compartilhar fotos com amigos e, até, namorar.
Nesse sentido, os 60+ de hoje estão muito mais conectados e dispostos a pagar até mais por tudo que atenda às suas necessidades. Muitos segmentos e nichos surgiram justamente para preencher uma lacuna que até pouco tempo atrás não era essencial.
Se antes eles tinham tempo de sobra porque saiam pouco, hoje eles são ativos, gostam de viajar, passear, cuidar da cabeça e do corpo.
Com a vida pra lá de agitada, eles passaram a usar melhor o tempo, buscando um equilíbrio entre sua dedicação às rotinas de casa e seus compromissos.
Além de toda praticidade que um personal organizer oferece, a família se sente segura e confortável em delegar tais atividades a um profissional.
Mas afinal, como um organizer pode ser útil nesta fase da vida?
Prestar uma consultoria ergonômica residencial, tomando os cuidados necessários com a disposição de móveis e iluminação adequada garantindo uma boa circulação evitando quedas e acidentes, além de deixar de forma mais prática e acessível, roupas e utensílios usados no dia-a-dia. Objetos pontiagudos ou cortantes, bem como tapetes, quinas de mesas, fios expostos, entre outros, também são levados em conta.
Não é tarefa de um cuidador, mas sim de organizers, planejar a rotina com remédios e consultas médicas, documentos, resolver burocracias da casa, treinar empregados, fazer compras e ficar atento ao descarte daquilo que já esteja vencido.
Mesmo que o idoso seja lúcido e ativo, é uma fase em que ele costuma ter mais dificuldade e, com isso, passa a ser muito desgastante lidar com tais afazeres. A família, muitas vezes, não tem disponibilidade para dar esse suporte e aí é que entra a consultoria de um personal organizer, sempre envolvendo-o nas melhorias propostas, visando à independência, bem-estar e à saúde do idoso.
Fonte – Flavia Taulois, personal organizer, proprietária do Ateliê da Casa Organizers