Pesquisas comprovam que um ambiente desorganizado, muito mais que incômodo, pode provocar desde transtornos como estresse, depressão e ansiedade, até doenças físicas como obesidade, diabetes e alergias respiratórias, além de atrapalhar a vida afetiva e profissional.
Praticidade, segurança e tempo são alguns dos benefícios promovidos por um profissional chamado personal organizer, que possui habilidades específicas em levar soluções de organização para a casa, escritório e para a vida em geral. Segundo Flavia Taulois, proprietária do Ateliê da Casa, a organização de ambientes está diretamente ligada a um conforto emocional e, consequentemente, à saúde. “Nossa casa é nosso refúgio, que reflete a nossa vida e como estamos nos sentindo naquele momento. Se ela transmite uma energia positiva, é natural que também nos sintamos bem. Já, se nosso emocional estiver desequilibrado, muito provavelmente nossa casa também estará uma bagunça”, afirma.
O mesmo vale para o local de trabalho. Segundo as publicações Office Systems, Forbes e Business and Society, uma pessoa que tem o costume de trabalhar em espaços desorganizados perde, em média, uma hora e meia por dia procurando documentos e objetos, ou ainda sendo distraído por eles. Flavia Taulois explica que, o personal organizer vai muito além da organização física. Esse especialista auxilia na aplicação de práticas para o dia-a-dia do cliente, visando a estabelecer uma organização emocional e, ao mesmo tempo, possibilitando-o de viver num ambiente aconchegante e harmonioso.
Se a organização influencia na performance de quem ainda está na ativa, o que dizer, então, do público da terceira idade que, muitas vezes, enfrentam dificuldades de locomoção e/ou perda de memória? O trabalho do personal organizer consiste num estudo ergonômico residencial, buscando a livre circulação no ambiente, com a adequação da disposição dos móveis, iluminação e pisos, evitando possíveis quedas, bem como a organização de cada cômodo da casa, deixando acessíveis os itens mais usados.
“Mesmo que o idoso seja lúcido e ativo, é uma fase em que ele costuma ter mais dificuldade e, com isso, passa a ser muito desgastante lidar com algumas tarefas. A família, muitas vezes, não tem disponibilidade para dar esse suporte e aí é que entra esse tipo de consultoria”, conclui a personal organizer do Ateliê da Casa.
Fonte – Ateliê da Casa – por Flavia Taulois