Abrir uma empresa no Brasil já não é uma tarefa relativamente fácil, porém, o maior desafio é manter a longevidade da mesma. “Em um mercado tão dinâmico, muitas mudanças ocorrem constantemente e o empreendedor precisa estar atento para se adequar rapidamente”, afirma Alexandre Wyllie, diretor da Sage Brasil, multinacional britânica líder em software de gestão para pequenas e médias empresas.
Para não perder mercado para os concorrentes, as pequenas e médias empresas precisam estar atentas à algumas informações importantes que devem ser tomadas como lições e colocadas em prática. Para superar as inúmeras barreiras, os empresários precisam desenvolver novas habilidades e eleger áreas de foco para gerar crescimento sustentável por um período prolongado, enquanto gerenciam os riscos associados.
Por conta disso, Wyllie apresenta 8 maneiras simples de ter mais sucesso e expandir os seus negócios:
1) Destaque-se
Desenvolva uma mensagem clara e única para sua empresa, focando em seus pontos fortes. Uma das melhores maneiras de diferenciá-la é por meio de um atendimento eficiente e amigável, mas também pelo claro posicionamento de mercado.
Dica: você poderá ser um dos muitos varejistas que vendem aquele tipo específico de produto, mas talvez o seu material seja de origem sustentável, o que pode ser um ótimo argumento de venda para os seus clientes
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2) Tenha uma clara presença digital
Os consumidores pesquisam produtos online antes de comprá-los, o que significa que, se você não estiver online, será a mesma coisa que não existir. Desenvolva um site otimizado, visualmente atraente, fácil de navegar e esteja presente nas mídias sociais, onde você também poderá interagir com seus clientes.
Dica: como dono de uma empresa varejista com clientes regulares, você poderá achar que não precisa de um site porque já conta com pontos físicos. Contudo, a plataforma online pode ser o melhor local para informar a esses mesmos clientes que você está, por exemplo, expandindo sua linha de produtos.
3) Encante os seus clientes
Os consumidores hoje nutrem grandes expectativas e têm à disposição mais opções do que nunca. Entenda o que seus clientes querem e de que maneira pode ajudá-los a concretizar seus desejos
Dica: uma boa experiência significa clientes satisfeitos – e clientes satisfeitos são clientes fiéis.
4) Encontre novos mercados
Expandir para novos mercados é uma das maneiras mais rápidas de ampliar os seus negócios. Mas, a cada novo mercado, surgem novos concorrentes, diferentes necessidades dos clientes e ameaças desconhecidas. Antes de cada expansão, faça sua pesquisa e identifique mercados com demanda forte e oferta fraca.
Dica: esteja preparado para a possibilidade de precisar modificar seu produto ou serviço para atender às nuances de diferentes mercados. Uma solução de manufatura que funcione bem em uma região do país, pode não ser tão bem aceita em outra.
5) Contrate as pessoas certas
Hoje, tudo é movido a tecnologia, o que faz com que as pessoas se tornem a sua vantagem competitiva real. Investir em pessoas apaixonadas, confiáveis e focadas no cliente pode construir a base para uma empresa de sucesso.
Dica: contrate as melhores pessoas que caibam em seu orçamento ou desenvolva jovens talentosos. Os setores de serviços são os campos de treinamento ideais para atingir um atendimento de excelência ao cliente.
6) Planeje para o sucesso
Um plano de negócios nos obriga a pensar no futuro. Mas os planos não devem ser rígidos ou excessivamente complicados. Eles precisam ser vivos para que possam se adaptar às necessidades de mudança de seus clientes, o ambiente em que você opera e os requisitos regulamentares.
Dica: o setor de alimentação, por exemplo, é um setor altamente controlado. Ele não pode estar vinculado a um plano de negócios rígido, pois poderá precisar se adaptar a diferentes condições de um momento para outro.
7) Formalize os processos
A formalização da estrutura e dos processos da empresa proporciona à administração melhor visibilidade e controle das finanças da organização, acelera a documentação e ajuda a alinhar todos os funcionários aos valores e estratégia da empresa. Isso é bom para os colaboradores, que se sentirão confiantes a respeito dos seus propósitos e responsabilidades.
Dica: para sobreviver, você precisará ter softwares adequados que o ajudem na gestão, documentação das políticas e formalização de outros aspectos da organização para garantir conformidade e produtividade e reduzir o risco de danos à reputação.
8) Gerencie seu fluxo de caixa
A ampliação exigirá investimentos em pesquisa, pessoas e marketing. Certifique-se de que sua empresa pode cobrir esses custos sem entrar em situação de insolvência e que haja mais dinheiro entrando do que saindo.
Em última análise, as empresas operam em uma economia de confiança. Se você conseguir estabelecer confiança junto aos seus clientes por meio de um excelente atendimento enquanto aproveita a experiência de uma equipe qualificada, estará no caminho certo para o crescimento.
Fonte – Sage (FTSE: SGE)