Um sorriso bonito é sinônimo de autoestima e saúde. Hoje em dia, existem diversas soluções para problemas em dentes e gengivas, contribuindo para a estética bucal e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Os implantes odontológicos estão entre os mais procurados, pois possuem vasta aplicação. Mas, é preciso cautela e cuidados na hora de procurar uma clínica ou um profissional para cuidar da saúde do seu sorriso, afirma a Drª Bruna Ghiraldini, gestora de P&D da SIN Implante.
Algumas dicas para o cuidado com o seu implante:
1) Cuidados antes da cirurgia: Antes de uma cirurgia para instalação de implantes dentários, são necessários cuidados prévios como tratamentos como limpezas de tártaros, extrações de dentes, selamento de cavidades, restaurações, confecção de próteses ou até mesmo tratamento ortodôntico (aparelho). Em casos mais extremos, como aqueles em que o paciente não possui quantidade óssea suficiente para instalação dos implantes, deverão ser realizados enxertos. Além desses cuidados, também são necessários exames laboratoriais (hemograma, coagulograma, hemoglobina glicada) e exames de imagem (radiografias e tomografias).
2) Cuidados pós-cirurgia: Após a instalação dos implantes são necessários cuidados como a aplicação de gelo no local operado, não fumar, utilizar alimentação pastosa e gelada; higienizar a região operada com bochechos de produtos à base de clorexidine a cada 12 horas, evitar esforço físico e exposição ao sol por 3 dias, tomar a medicação prescrita pelo dentista nos horários corretos e retornar para consultas de controle pós-operatório.
3) Profissionais especializados e qualificados: É fundamental que o paciente procure um profissional ou clínica especializada no tratamento que ele precisa. Por exemplo, os profissionais que realizam implantes estudaram por muitos anos a área de implantodontia. Dessa forma, estão aptos a planejar o procedimento para cada paciente de modo personalizado, oferecendo soluções modernas e de acordo com as regras e normas do setor.
4) Cuidado com implantes piratas: O paciente deve perguntar ao seu dentista sobre o implante que ele utiliza. Saber a marca do implante permite consultar se a fabricante está registrada na ANVISA e se possui todos os certificados de qualidade que precisa ter. Atualmente, existem fábricas de implantes e componentes protéticos que produzem implantes mais baratos, porém, não possuem qualidade em processos, matéria-prima, isolamento, esterilização ou compromisso com padrões nacionais e internacionais para a redução dos riscos de fraturas e contaminação.
5) Manutenção e cuidados diários em casa: os implantes são considerados como a raiz artificial do dente e, dessa forma, ele necessita dos mesmos cuidados que um dente natural. O controle diário em casa deverá ser feito de acordo com as instruções do seu dentista e, dependendo do tipo de prótese, exigirá uma nova técnica de higienização. Para isso, já existem produtos de higiene oral como escovas interdentais, passa fio dental (que auxilia na passagem do fio para dentes unidos) e aparelhos com jatos de água pressurizada que poderão fazer parte do seu cuidado diário em casa.
Apesar de todos os cuidados diários, vale lembrar que, sobretudo, a manutenção com profissional deverá ser realizada a cada 6 meses, no mínimo.