Tim Maia sabia das coisas quando vaticinou que a melhor forma de curtir o Rio era percorrendo os 51 km de praia que ligam o Leme ao Pontal!
Nossa colaboradora, Tania Paranhos, destaca aqui 12 dicas que permitem uma imersão num Rio nada óbvio, mas sempre especial.
1) Se o por de sol é a sua praia…. escolha o quiosque perfeito para a estação verão.
Com a sensação térmica nas alturas, o lugar mais confortável é no mar ou perto dele. O retrofit dos quiosques, alguns capitaneados por chefs estrelados, reconquistam locais e turistas, numa versão carioca dos beachclubs, alguns com DJ´s que fazem do pôr de sol um espetáculo à parte! Não, não é o Jacaré, nem tem nada parecido com o Jurandyr e seu violino. Mas o sol aqui se põe atrás da Pedra da Gávea! Lindo de viver! Noves fora, dá na mesma…ou quase. Cervejas artesanais, champagne e criativos coquetéis fazem a alegria de quem escolhe estes verdadeiros restaurantes de frente para o mar. Começando por Copacabana, não deixe de conhecer o Buenos Aires Restô (entre a Figueiredo Magalhães e a Siqueira Campos). No Arpoador, o nome já entrega: Pôr do Sol bem em frente à Joaquim Nabuco. No Leblon tem o Azur (no Posto 11) e o Riba (Delfim Moreira em frente ao 80). Em São Conrado não perca o Oui Oui (em frente à rua Herbert Moses). E, na Barra, tem pra escolher entre o Atlântico (no Pepê), o Mixing (no Posto 3), o Skipper e o Clássico (ambos perto do Posto 2).
2) Se você curte o Centro do Rio… não deixe de conhecer o Museu do Amanhã, a Orla Conde e o AquaRio.
O belíssimo projeto do espanhol Calatrava abriga o Museu do Amanhã, um must dos dois últimos verões. Recém-inaugurado, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul, com cinco andares e 28 tanques com painéis de acrílico transparente, 4,5 milhões de litros de água, que abrigam cerca de oito mil animais de 350 espécies. A novidade é vizinha à Orla Conde, passeio público com 3,5 km de extensão, que liga o Armazém 8 do Cais do Porto à região da Praça XV.
3) Se você adora o charme das pousadas em ruas tranquilas…conheça a Quinta Azul, a Quinta Rosa e o Rio 180 Suítes.
Localizadas nas sinuosas ladeiras de Santa Teresa, você desfruta de uma tranquilidade que te faz esquecer do burburinho da cidade, não fossem as vistas deslumbrantes.
Uma decoração simples e cuidadosa nos detalhes, garante o título de pousada boutique à Quinta Azul. A poucos passos a pé fica a sua irmã, Quinta Rosa, com piscina e belos jardins tropicais, além de atendimento personalizado. Também na vizinhança, o Rio 180 Suítes tem a cidade aos seus pés, com bela vista do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.
4) Se você aprecia artesanato brasileiro, o Museu Casa do Pontal é seu destino….
Considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país, conta com um acervo de 8.000 peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. A exposição permanente reúne obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil. Mostradas tematicamente, abrangem as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. Localizado no Recreio dos Bandeirantes este museu é o resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque.
5) Se bater perna é seu esporte favorito, percorra, sem pressa, a Rua Dias Ferreira no Leblon… Comece por uma das pontas, pois há muito o que ver. Explore as lojinhas de tudo, as livrarias, os restaurantes, sorveterias. Dois endereço são imperdíveis. O primeiro é um predinho azul e branco, no nº 417, que concentra boas grifes de vestuário, como Gilda Midani (3º andar, Sala 304, 2512-9331), Maria Manuela (4º andar, Sala 402, 2511-4845) e Patrícia Viera (4º andar, Sala 401, 2512-9467). O segundo é a loja Eliane Carvalho (nº 242, 2540-5438), onde há bons achados e decor maravilhoso.
6) Se você gosta de comida portuguesa corra para a Barça, no Cadeg…
As mesas ficam nos corredores deste mercado municipal. Entre bancas de frutas e verduras, lojas de vinhos e de flores, você saboreia um cordeiro que não deixa nada a dever aos da terrinha. Um prato de bacalhau sai a R$100,00 e serve três pessoas.
7) Se você frequenta os botecos pés limpos (e sujos) do baixo Gávea…vá conhecer o Coordenadas Bar, em Botafogo.
O descolado point da Rua da Passagem conta com DJ´s e atrações, como os pocket shows para atrair um publico antenado, disposto a curtir seu vasto cardápio de cervejas artesanais e sanduíches de hambúrgueres acompanhados de batata canoa.
8) Se quer ouvir um sambinha ao ar livre e de graça…vá correndo para a Praça São Salvador, no Flamengo. Com ares de cidade do interior, ela conta com um coreto, um belo chafariz francês no centro e é rodeada de bares e restaurantes. Despoje-se do luxo e embarque com o grupo Arruma meu Coreto para cantar e dançar um bom chorinho aos domingos. À noite, a música se alterna com o grupo Bagunça meu coreto. O clima é bem família, programa que só carioca frequenta.
9) Se quer fazer uma viagem ao passado…a Confeitaria Colombo é o lugar.
Inaugurada em 1894, no Centro do Rio, com todo o glamour da belle époque, era frequentada por Rui Barbosa e Villa Lobos, e continua encantando quem se permite saborear seus doces divinos e apreciar os vitais da claraboia e os imensos espelhos belgas. O segundo endereço da casa, no Forte de Copacabana, no Posto 6, é uma boa opção para um chá bem informal com a maravilhosa vista sobre a praia de Copacabana.
10) Se você é de origem nordestina ou curte produtos e comidas lá de cima…visite a Feira de São Cristóvão.
Este é o jeitinho carioca de dar um pulo no Nordeste, quando quer matar a saudade da carne de sol e do feijão verde. Paraíso gastronômico e cultural das tradições nordestinas, é visita habitual de cidadãos cariocas e turistas em busca de um bom forró. Você ainda encontra deliciosos sorvetes de frutas como mangaba, graviola e cajá e maravilhosas cachaças artesanais a preços incomparáveis.
11) Se quer estar entre os 10 mais…não deixe de ir ao Rio Scenarium.
Não é propriamente uma novidade, mas o Trip Advisor o considera, ano após ano, um dos 10 melhores bares DO MUNDO! O que é novo é o Salgueiro todas às quartas, sambando lá, com você, até o Carnaval!
12) Se você é daqueles fisgados pelo estômago, siga a trilha do Tim Maia… No Leme não perca o Shirley, um clássico em frutos do mar. Pequeno e tradicional, a origem espanhola sugere a paella, mas o polvo à provençal e a Cazuela de camarões concorrem sem fazer feio. Dispense o couvert, pão com manteiga, caro e sem graça! Rua Gustavo Sampaio, 610, tel 2275-1398.
Ainda cantando Tim Maia, não é no Pontal mas é ali perto, em Guaratiba…No Bira de Guaratiba o cenário é a belíssima restinga de Marambaia. O restaurante oferece bela paisagem e pratos muito fartos. Seu dono, o tal do Bira, pesca de segunda a quarta e abre o restaurante nos outros dias, servindo o produto da pesca em panelas de barro.
Num roteiro turístico que começa em 1565, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro segue encantando cariocas, brasileiros em geral e visitantes dos quatro cantos do mundo. Se você não gosta do Rio não venha por aqui: é a única forma de manter sua opinião. Do contrário, é tragado pelo estilo e pela forma. Rica Perrone, um paulistano apaixonado, é quem conta: “Hora marcada no Rio é “por volta de”. E relaxa, irmão. Pra que a pressa? Em cinco minutos são amigos de infância, no segundo encontro te abraçam e já te colocam apelidos. Aqui não te levam pra casa. Te convidam pra rua. É curioso. Mas é que a “rua” aqui é tão linda que se trancar em casa é desperdício”.
E, se você é daqueles que entrou 2017 fazendo pactos com a felicidade, simbora mermão, seu lugar é aqui!