Você já ouviu falar de fashion truck? Trata-se de um novo modelo de negócio, que realiza a venda de roupas e acessórios dentro de minicaminhões ou vans. Embora o conceito seja novo, a atividade é antiga, popularizada pelas charmosas lojas itinerantes. Devido ao sucesso dos food trucks no Brasil – as famosas cozinhas móveis, que vendem e transportam alimentos , as lojas móveis de roupas e acessórios ganham espaço e tornam-se uma boa oportunidade para os empreendedores.
Diante desse cenário, o Sebrae apresenta os benefícios com a oferta dos fashion trucks e as características do negócio, bem como orienta aqueles que desejam investir nesse nicho de mercado.
Diferencial
As pequenas marcas são as que mais se beneficiam desse modelo, pois criam um relacionamento mais próximo e direto com o cliente, sem a necessidade de intermediários. Conheça outras vantagens – tanto para empreendedores como para consumidores – que podem ser conquistadas com os fashion trucks:Para os Empreendedores
. Custos reduzidos (não há gastos fixos com aluguel,água, luz etc.).
. Redução do número de funcionários.
. Menor custo com manutenção (serviços de limpeza, segurança etc.).
. Devido aos custos mais baixos, podem oferecer preços mais acessíveis e ganhar competitividade.
. Surpreendem o consumidor que não espera comércio naquele lugar. Dessa forma, atingem um público que compra por impulso.
. Podem mudar de lugar, de acordo com a saturação do mercado.
. Devido ao ambiente inovador, destacam-se diante dos concorrentes.
. Alcançam um maior número de pessoas, pois fazem exposição de sua marca em diferentes lugares.
Para os Clientes
. Comodidade.
. Atendimento diferenciado.
. Produtos personalizados.
. Ambiente descontraído.
. Possibilidade de experimentar o produto na hora (diferente da compra online, por exemplo).
Os fashion trucks oferecem comodidade aos consumidores. Em virtude da mobilidade, a loja pode intensificar as vendas nos horários de pico (intervalo de almoço ou final de expediente) e atingir o público mais atarefado, que dispõe de menos tempo para realizar as compras.
Características do Negócio
Antes de investir em qualquer negócio, é preciso avaliar as características fundamentais para a abertura e a manutenção do empreendimento.
PRIMEIRO PASSO: PARA COMERCIALIZAÇÃO VIA FASHION TRUCK, É NECESSÁRIO DISPOR DE UM VEÍCULO. PODEM SER MINICAMINHÕES, VANS, KOMBIS OU TRAILERS. O AUTOMÓVEL PRECISA SER TRANSFORMADO EM LOJA, COM A INTRODUÇÃO DE VITRINES, PROVADORES, PRATELEIRAS ETC.
Como Funciona
Os trucks podem ser estacionados em empresas, eventos ou até mesmo irem até o cliente, de acordo com a viabilidade técnica e o objetivo do negócio.
Público-Alvo
Os fashion trucks não possuem público definido, pois levam o produto até o cliente, tendo um alcance comercial superior ao das lojas tradicionais. No entanto, para melhores resultados, a atração de clientes não deve ser feita de forma aleatória, mas sim acompanhada do estudo dos hábitos de consumo do púbico que se deseja atingir e do planejamento dos melhores locais para o encontro dos consumidores.
Produtos Oferecidos
Podem ser oferecidos acessórios, roupas, produtos de beleza, entre outros relacionados ao mercado da moda. A variedade vai depender do público-alvo que se deseja atingir ou da clientela já conquistada.
Sucesso do Negócio
O investimento inicial de um fashion truck não é tão baixo devido à necessidade de aquisição e adaptação do veículo, principal custo. Após esse período, os custos com manutenção são relativamente baixos. Despesas com estoque, comunicação visual, divulgação, entre outros serviços especializados, devem ser consideradas, por isso, é necessário contar com um capital de giro para bancar as operações nos primeiros meses. O retorno estimado para esse tipo de negócio ocorre entre 12 a 24 meses.
Fontes: SEBRAE – Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios