Start-up investe em conectar os motoristas com anunciantes e agências de publicidade para gerar renda extra aproximada de R$ 2 mil por mês. A Carlicity inicia o cadastramento gratuito das motoristas e estima registrar cerca de 500 mil pessoas até o final de 2016.
CENÁRIO:
O Brasil tem a quarta maior frota de carros do mundo, perdendo apenas para China, Estados Unidos e Japão. Na frente da Alemanha, que ocupa o 5º lugar, o país, com 45,5 milhões de automóveis, tem um carro para cada 4,4 habitantes, enquanto nos Estados Unidos a média é de um veículo para cada 2,4 cidadãos.
Pensando na frota brasileira, no desemprego e nas pessoas que precisam complementar a renda, o empresário Pedro Borges resolveu empreender e lançar a Carlicity, uma empresa que vai conectar quem tem interesse em disponibilizar carros e as marcas que queiram anunciar.
Após o veículo ser adesivado, o motorista segue a rotina de levar os filhos à escola, ir ao trabalho, visitar a família, ir às compras, enfim, será um outdoor ambulante e a remuneração será de acordo com a quilometragem percorrida. O condutor não terá nenhuma despesa. O anuncio é gratuito e os custos dos anúncios serão arcados pelos anunciantes.
“Estamos iniciando as operações no Brasil e a médio prazo pretendemos transformar a Carlicity em uma marca global”, comenta o empreendedor, ao informar que a empresa vai disponibilizar uma tecnologia exclusiva que permitirá localizar, em tempo real, onde está a frota e quantos quilômetros estão sendo percorridos.
Serviço:
Cadastramento pode ser feito gratuitamente pelo site www.carlicity.com.br
Fontes:
Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos).
Sobre a CARLITITY:
É uma plataforma que conecta quem tem interesse em disponibilizar um espaço publicitário à anunciantes e agências de publicidade e propaganda.
Questões Legais:
1- A start up está em fase de cadastramento gratuito de quem pretende ganhar dinheiro disponibilizando o carro pessoal para publicidade;
2- Start up vai operar dentro da lei. A lei proíbe propaganda acima de 40%. O anunciante vai adesivar apenas uma faixa – espaço pequeno (foto está no release)
3- Números / Dinheiro injetado: O Brasil movimenta R$ 100 bilhões em publicidade. A meta dessa nova mídia é abocanhar 1% desse valor de market share. O que vai representar R$ 22 mil reais por ano para cada carro que vai aderir a publicidade ambulante. 80% vai para o consumidor final (que disponibilizou o carro particular). Serão pessoas comuns que usarão o carro para atividades do dia a dia (para levar filhos à escola, ir ao supermercado, academia…)
4- Renda extra: motorista vai ganhar R$1,50 por quilometro rodado. Pode chegar a R$ 2mil / mês
5- Já existe uma empresa com o mesmo conceito nos Estados Unidos – case de sucesso. É a Car Vertice – www.carvertise.com
Passo a passo:
• O interessado fará o cadastramento gratuito no site do Carlicity. Vai passar o modelo do carro, côr e rota. www.carlicity.com.br
• O anunciante vai escolher o carro pela côr ( que dará visibilidade no logo dele estampado) e pelo trajeto, ou seja, aonde ele quer ser visto. Barra, Ipanema, Lapa? Aonde estiver o público alvo
• Começa a parceria comercial – via contrato
• O motorista recebe um GPS
• O anunciante terá um aplicativo e plataforma para acompanhar em tempo real os carros logotipados com a marca
• No final, o motorista vai receber R$ 1,50 por km rodado, que pode chegar até R$ 2mil reais por mês para fazer as coisas que já faz: levar filhos na escola, supermercados…
• Sem custo para o proprietário de veículo particular. CADASTRAMENTO É DE GRAÇA . Todo custo da publicidade será do anunciante
Caso queira fazer a apuração com o porta voz da empresa, Pedro Borges, ele estará no Brasil nos próximos dias e fala português.