O Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café e o segundo mercado consumidor. As áreas produtoras se encontram na região centro-sul, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná, e nas regiões Nordeste e Norte, especificamente nos estados da Bahia e de Rondônia.
Confira as dicas do Vigilantes do Peso para manter as características e propriedades do café, além de receitas saborosas para preparar com o produto.
Como manter as características e propriedades do café:
· Utilize água mineral ou filtrada: a água da torneira, mesmo sendo aquecida, contém alguns resíduos que podem permanecer no café e alterar seu sabor.
· Proporção de água e café: especialistas indicam que para um café expresso deve-se utilizar de 30 a 50 ml de água para 7 g de café. E para o café caseiro (coado), de 5 a 6 colheres de sopa para um litro de água.
· Temperatura da água: não deixe a água ferver (100 °C). A temperatura ideal é de 90 °C para que não ocorram alterações na acidez.
· Armazene o pó de café na geladeira: depois de aberto, o café deve ser armazenado na geladeira — as baixas temperaturas preservam o sabor e o aroma.
· Não adicione açúcar: “café bom é café puro”— essa é a frase preferida dos especialistas. Isso porque o açúcar e o adoçante interferem nas propriedades do café e no seu sabor característico. Outro problema é quando o açúcar é adicionado na água durante o preparo, o que interfere no ponto de ebulição da água. Dessa forma, o açúcar é caramelizado e altera o sabor do café. Se for adoçar, faça-o depois de pronto.
· Consuma na hora: apesar de os nutrientes serem mantidos na garrafa térmica depois de horas, o sabor não é o mesmo. Tente consumir fresco ou até uma hora depois de pronto. Evite requentá-lo.
· Cuidados com o coador de pano: quando ele for utilizado pela primeira vez, deve ser fervido com o café e deixado de molho por aproximadamente 3 horas para que não passe o gosto do pano para o café nas próximas utilizações. Depois do uso, ele deve ser lavado somente com água; jamais com detergentes, alvejantes ou mesmo com o café que sobrou.
Confira as receitas com café do Vigilante do Peso:
Smoothie de Café com Coco
Porções: 2
Tempo de preparo: 5 min
Dificuldade: baixa
Calorias: 111 kcal por porção
Ingredientes
1 xíc. de café preto, fresco, à temperatura ambiente
½ xíc. de leite de coco light
1 banana
½ xíc. de cubos de gelo
1 C.S. de coco ralado
Modo de Preparo
Em um liquidificador, misture os 4 primeiros ingredientes e bata até ficar homogêneo. Sirva em copos altos e salpique coco ralado por cima. Rende 1 copo por pessoa.
Mochaccino
Porções: 4
Tempo de preparo: 5 min
Dificuldade: baixa
Calorias: 125 kcal por porção
Ingredientes
1 xíc. de café preto, sem açúcar, fresco, à temperatura ambiente
1 xíc. de sorvete sabor cappuccino
4 C.S. de calda de chocolate
3 xíc. de cubo de gelo
Modo de Preparo
Em um liquidificador, misture os 3 primeiros ingredientes. Adicione gelo suficiente para totalizar 4 xícaras. Bata até ficar cremoso. Se preferir, adicione mais gelo na hora de servir. Rende ¾ de xíc. por porção.
Pera ao Creme de Café
Porções: 1
Tempo de preparo: 10 min
Dificuldade: baixa
Calorias: 179 kcal por porção
Ingredientes
1 gema de ovo
½ C.S. de açúcar-mascavo
¼ de xíc. de café pronto
1 c.c. de essência de baunilha
1 pera sem casca
Modo de Preparo
1. Em uma panela pequena, aqueça 1 dedo de água. Enquanto isso, misture a gema com o açúcar em uma panela menor. Adicione o café e a essência de baunilha.
2. Coloque a mistura com a gema para cozinhar em banho-maria por aproximadamente 3 minutos, mexendo até que engrosse, fique espumante e dobre de volume. Retire do fogo e continue mexendo por mais 1 minuto. Cubra a pera com o molho e sirva.