Diferente de muita gente que se afasta, ao longo dos anos, dos amigos da infância e da adolescência, quatro casais que convivem há duas décadas e se consideram os melhores amigos provaram que é possível sim manter a amizade ao longo do tempo. Juntos decidiram construir uma vila sustentável, em meio à natureza, para estarem próximos até a velhice. Para realizar esse sonho, juntaram dinheiro e construíram a mini-vila, chamada Llano Exit Strategy.
O projeto é do arquiteto Matt Garcia e consiste de quatro pequenas cabanas, com cerca de 32 metros quadrados cada uma, e uma área comum, localizadas de frente para o rio Llano, próximo a cidade de Austin, no Texas, EUA. Cada unidade custou, aproximadamente, R$ 160.000,00.
Na frente das casas, foi construído um espaço maior, de cerca de 160 m2, com a cozinha comunitária, sala de jantar, onde todos se reúnem para fazer as refeições, sala de estar e acomodação para quando recebem visitas.
Todos os detalhes das casas foram pensados de modo a garantir o conforto e a sustentabilidade do projeto. Os telhados coletam água da chuva em barris, que conseguem encher quase 19 mil litros de água. As paredes reflexivas impedem a entrada de calor nos dias quentes de verão, para evitar o uso de aparelhos refrigeradores. Os amigos também tomam todas as medidas para reduzir ao máximo a emissão de dióxido de carbono.
“É um lugar mágico, mas árido. Estamos fazendo o que podemos para reservar água para as árvores nativas e gramíneas”, disse Fred Zipp, um dos moradores.
Não é somente a amizade que une esses casais, eles têm em comum uma grande preocupação em conviver harmonicamente entre si mas também com a natureza.