Folhas verdes, como alface, couve, espinafre, repolho crespo e folhas de mostarda, verduras que podem ajudar o cérebro a combater perdas cognitivas e a prevenir as diferentes formas de demência. É o que diz uma pesquisa realizada pela Rush University, de Chicago.
Os pesquisadores estudaram 950 adultos com idade média de 81 anos, acompanhando a dieta e a capacidade cognitiva média deles, durante cinco anos. Aqueles que ingeriram uma a duas porções diárias destas verduras registraram melhor desempenho mental do que aqueles que não o fizeram. Foram feitos 19 testes para avaliação de funções mentais, e identificaram, numa lista de 144 itens, quais alimentos e bebidas eram consumidas pelos participantes.
Os idosos que se alimentaram dos vegetais diariamente interromperam o declínio mental em cerca de 11 anos. Segundo os cientistas, estas folhas têm ingredientes potentes que mantêm o cérebro ativo, como vitamina K, luteína, folato e beta-caroteno. A alimentação, portanto, é mais um aliado no promoção de um envelhecimento com qualidade, assim como a prática de exercício e atividades culturais estimulantes.
Veja Produtos e Serviços