O recém-inaugurado Instituto Casa do Choro, na Rua da Carioca, 38, no Centro do Rio, emendou as comemorações da estreia com uma programação de palestras e rodas de choro.
Luciana Rabello, cavaquinista e presidente do Instituto, recebeu seus amigos na casa e participou de várias das rodas, ao lado de presenças ilustres como a do violonista João Lyra e da flautista Odete Ernest Dias.
O instituto apresenta-se como um verdadeiro centro de referência, que abriga e disponibiliza boa parte dos registros da história do choro, gênero de destaque na cultura brasileira, para pesquisadores, músicos e demais interessados.
O acervo Memória do Choro é um painel expressivo sobre a trajetória da música popular carioca, que conta com mais de 15 mil partituras relacionadas ao repertório do gênero desde o século XIX, mais de 2 mil discos de 78 rotações e LPs, além de um vasto material bibliográfico e iconográfico.
São mais de 150 anos de história, que pode ser consultada por meio de jornais, livros, depoimentos, gravações, pinturas e retratos, que espelham a riqueza deste que é um dos maiores gêneros da música popular urbana ainda em atividade no mundo.
Em breve, a Casa do Choro abrirá suas portas para concertos musicais. Fique de olho nessa programação.
Faltava no Rio de Janeiro um espaço como esse.
Vida longa e muito sucesso à Casa do Choro!
Mais informações – www.casadochoro.com.br
Veja Produtos e Serviços