O uso de dentaduras em nossa população ainda é grande. Mesmo com a melhora na conscientização da higienização, muitos chegam a maturidade usando uma prótese removível.
A dentadura, em diversos casos, é uma solução para repor a perda dos dentes, devolvendo a estética e a mastigação. Porém, o que muita gente não sabe ou negligencia é a respeito do cuidado que devemos ter com elas.
6 Dicas fáceis de como cuidar da dentadura
Para aumentar a durabilidade do trabalho e também evitar problemas com a higienização da dentadura, podemos seguir 6 pequenas dicas listadas abaixo.
Dica 1– Quando manusear sua prótese coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. As próteses são delicadas e podem se quebrar se sofrerem uma queda.
Dica 2– Não deixe sua prótese secar. Coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver usando. Nunca use água quente, pois esta pode deformá-la.
Dica 3 – Escove sua prótese diariamente, pelo menos 2 vezes ao dia, para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, e evitar que fique manchada. Evitando o uso excessivo de pasta de dente, que por conterem abrasivos, poderão promover riscos na superfície da resina acrílica, tirando seu polimento e permitindo uma maior aderência de placa bacteriana na sua superfície, dificultando a sua higienização. Pode-se utilizar sabão neutro para este procedimento. Não utilizar produtos de limpeza que sejam muito abrasivos, como bicarbonato de sódio, esponjas de aço, etc.
Dica 4 – Uma solução química que pode ser facilmente feita pelo usuário e bastante econômica para desinfetar as próteses totais é obtida com a diluição de 15 ml (1 colher de sopa) de hipoclorito de sódio com concentração de 2 a 3% em um copo (300 ml) de água. O paciente pode deixar a prótese durante toda a noite nessa solução e escovar pela manhã. Entretanto, não pode ser usada em próteses com metal na sua estrutura (ponte móveis), pois o hipoclorito pode corroê-lo.
Dica 5 – Escove suas gengivas, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto estimula a circulação em seus tecidos e ajuda a remover a placa.
Dica 6 – Visite o dentista se sua prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta. Não fique tentando ajustá-la sozinho, pois poderá danifica-lá mais ainda.
Outros cuidados e alternativas a dentadura
Além disso, devemos sempre ter um dentista para realizar as consultas de revisão, onde irá verificar se a higienização esta sendo realizada de forma correta e também se a prótese esta adaptada e com função adequada.
Por outro lado, muitos não conseguem se adaptar ao uso de próteses removíveis, como a dentadura. Nesse caso, a melhor solução seria o uso de implantes, que irão reter a prótese evitando que ela fique solta. Nesse mesmo portal, temos um texto falando específicamente sobre o uso de implantes na terceira idade.