Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor

Dentes – melhor prevenir do que remediar

Prevenção, essa é a palavra que todo ser humano deve ter em mente quando se pensa em saúde. Se não fosse a prevenção, problemas maiores com o câncer de mama ou de próstata, não seriam diagnosticados a tempo, o que reduziria a expectativa de vida do indivíduo.

O cuidado anual ou semestral com a saúde é essencial para todos e deve ser uma obrigação. Nós temos que parar com a preguiça e realizar o check up seguindo as orientações dos médicos.

Agora, voltando para o universo da odontologia, será que isso é feito pelos pacientes no cuidado de seus dentes? Muitas vezes não.

Na odontologia, diferente da medicina ainda não se tem o costume de realizar as consultas de prevenção, talvez porque muitos pensem que problemas bucais podem ser mais fáceis de serem resolvidos. Porém, as doenças bucais têm relação com outras doenças do corpo, como problemas no coração, diabetes, problemas respiratórios e etc. Afinal a boca está inserida e faz parte do corpo humano!

A prevenção é melhor por 3 fatores básicos:

1 – É mais barato
2 – Causa menos desconforto
3 – O tratamento é bem menor.

Esse questionamento é de fácil entendimento. Quando você realiza consultas de manutenção ou revisão nos espaços de tempo definidos pelo dentista, podemos detectar uma cárie inicial que se não fosse pela prevenção, iria aumentar de tamanho com o tempo. 

Com isso, ao invés de tratar uma cárie grande, com possibilidade de fazer canal, iremos tratar uma cárie pequena ou até insipiente. Portanto, ficaria mais barato (não teríamos o tratamento endodôntico), seria feito em menos tempo (uma consulta apenas) e com menos dor e desconforto.

Além da prevenção, que deve ser feita em média a cada 6 meses no consultório dentário, também podemos fazer a nossa parte no dia-a-dia.

Seguem 10 dicas simples a serem seguidas:

1. A escovação deve ser feita sempre após as refeições e com escova macia, com creme dental contendo flúor. Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia e prefira escovas de cabeça pequena e com cerdas macias.

2. Ao escovar os dentes, coloque as cerdas da escova entre a gengiva e os dentes de forma que ela fique inclinada 45º. Faça movimentos leves verticais com as cerdas entre a gengiva e o dente por toda a arcada dentária, por dentro e por fora. Escove a parte interna dos dentes da frente usando a escova no sentido vertical. Escove a superfície dos dentes responsável pela mastigação com a escova apoiada em sua superfície em movimentos de vai e vem.

3. Use uma quantidade mínima de pasta de dente. Quando o creme dental é colocado em grande quantidade, faz espuma e dá a falsa sensação de limpeza. O creme deve ser utilizado pelo motivo de possuir flúor e ainda alguns deles tem a função de prevenir o aparecimento de placa bacteriana, mas o que realmente limpa os dentes, retirando a placa é a escovação aliada ao fio dental.

4. Escovar a língua é fundamental para evitar o acúmulo de bactérias na região. Existe no mercado um aparelho chamado: “raspador de língua”, e deve ser usado diariamente.

5. Complete a limpeza usando do enxaguatório bucal. Deve-se dar preferência aos enxaguatórios sem adição de álcool.

6. Evite alimentos com alto teor de açúcar, como: doces, balas e biscoitos que grudam nos dentes, além de sucos, refrigerantes, leite, café adoçados com açúcar ou mel. Prefira consumí-los após o almoço pois é quando os níveis de saliva estão mais altos e isso ajuda na higienização dos dentes.

7. Evite o cigarro, pois pessoas que fumam têm maior probabilidade de desenvolver doença gengival e câncer.

8. Em crianças e adolescentes deve-se fazer um tratamento preventivo com visitas semestrais ao dentista, com aplicações de flúor e selantes, para fortificar e selar os dentes e protegê-los de cáries nos locais mais suscetíveis .

9. Mantenha uma alimentação balanceada, sem excesso de açúcar. Consumimos muitos alimentos pastosos e doces em vez de alimentos mais saudáveis e isso altera a condição da saúde bucal. Evite refrigerantes e “aquelas balas que grudam com muita facilidade no dente”.

10. O tratamento preventivo também inclui uma visita ao dentista a cada semestre para a realização de Check-ups preventivos.

Portanto, temos que lembrar que a prevenção é essencial para a nossa qualidade de vida e também podemos realizar cuidados básicos em casa para diminuir a chance de termos problemas futuros.

Veja Produtos e Serviços

Exit mobile version