O Projeto Vida Ativa, em Ipanema, no Rio, reúne oficinas e cursos livres em diferentes áreas, e está com turmas abertas para iniciar a programação de 2015. São turmas para o estudo de canto, teatro, noções básicas de informática e uso do computador, idiomas (inglês, francês e espanhol), entre outros tema, e que também realizam atividades culturais coletivas. Por exemplo, dois passeios por semestre, que, neste ano, serão feitos a fazendas de café – Ponte Alta e Taquara –, em Barra do Piraí.
De acordo com Rocyananda Coelho, responsável pelo espaço e pelas atividades, o Vida Ativa é um espaço para aprender e um centro de convivência. E os participantes têm idades variadas, “de 20 a 120 anos”, diz ela. “Até porque ninguém dorme jovem numa segunda-feira e acorda velho na terça. Acredito que a gente começa a envelhecer aos 20 anos, quando tem maturidade para entender e escolher como pretende chegar à terceira idade. O que vai comer, a que atividades vai se dedicar. A maioria das pessoas do Vida Ativa tem uma vida e um olhar jovial para as coisas, de quem aceita a mudança.” “
O projeto também oferece Oficina de Estimulação de Memória, e aulas sobre conceitos de psicanálise. No curso ‘Psicanálise – de bem com as emoções’, além de apresentações feitas por especialista, são discutidas situações reais e os participantes podem contar suas histórias. “Cada aula explica a abordagem psicanalítica de um tema. É uma aula e um espaço para ajudar as pessoas a compreenderem suas relações pessoais.” Está sendo organizada, ainda, uma oficina de Música, no modelo de formação de audiência, apresentando estilos, gêneros, escolas, de modo a potencializar a experiência estética dos ouvintes.
Sempre uma vez por semana, a maior parte dos cursos ocorre de forma contínua, como grupos de estudos ou oficinas, “sem data para acabar”, segundo Rocyananda. Apenas o de informática, que também ajuda a aproveitar melhor os recursos do celular, é dividido em módulos. E as aulas de idioma têm segmentanção em níveis. As próximas turmas disponíveis são inglês e espanhol intermediário; e, no caso do francês, para níveis intermediário e avançado.
O Projeto Vida Ativa começou há 17 anos, como uma proposta de palestras para público maduro, encampada pela extinta Faculdade da Cidade. A partir daí, Rocyananda estruturou uma grade de conteúdos e construiu, em Ipanema, uma rede de participantes que, além dos cursos, comemora aniversários e faz várias atividades sociais. No mesmo prédio em que acontece a programação do projeto está o grupo de dança de que participa Rocyananda. O que significa, diz ela, que muitos também interagem entre os dois espaços. As datas e preço dos passeios às fazendas de café serão divulgadas em fevereiro. Mesmo quem não faz curso, pode se juntar aos passeios.
Mais informações sobre o Projeto Vida Ativa, no telefone 21 2259-9930 / 98891-2717. O site está em reformulação.
Endereço: rua Teixeira de Melo, 87/204 – Ipanema – RJ
Veja Produtos e Serviços