Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor

Implante dentário – uma evolução da odontologia

A odontologia evoluiu bastante e em vários aspectos. Ocorreram avanços em pontos básicos como a prevenção, onde a população tem maior orientação sobre a escovação e higienização bucal, resultando em menores índices de cáries ou problemas periodontais.

Porém, apesar de todo cuidado com a higienização, grande parte da população ainda possui problemas dentários e perda de dentes. Para suprir estes problemas, a odontologia tem usado, estudado e comprovado que a instalação de implantes dentais são viáveis para substituir dentes perdidos.

Os implantes dentários estão à disposição da população há bastante tempo, mas muitos ainda têm insegurança com esse tratamento. Questões diversas são levantadas, como a faixa etária, contra indicações, tipos de materiais usados, dentre outras.

Antes de tudo vamos definir o que é implante dental. Ele é um “parafuso” de titânio que substitui a raiz dentária perdida e em cima dele é confeccionado o dente.

Explicando melhor, o implante e a coroa (dente) são duas coisas distintas. 

O implante é instalado primeiramente, sendo fixado no osso e faz o papel de suporte ou base do dente (raiz). Assim, em segundo momento, o dente é colocado em cima do implante .

Você pode estar pensando, instalado no osso? Titânio ? Alguns podem ficar assustados, mas para instalar o implante precisamos realizar uma pequena cirurgia.

Além disso, esse “parafuso” por ser feito de titânio é biocompatível com o organismo, portanto não ocorre a “rejeição”. Por isso, é possível que o implante fique anos sem que tenha problemas.

O implante é indicado para pessoas que perderam dentes e é superior a outros tratamentos que também visam a substituição do elemento dentário perdido, pois ao contrário de dentaduras, que são removíveis, ele é fixo e também apresenta ótima estética. Além disso, não demanda desgaste de dentes vizinhos para terem apoio, como ocorre nas próteses fixas sobre dentes.

Em relação a idade, o implante tem indicação para todos, a menos que seja jovem e o período de crescimento ósseo não tenha terminado. Fora dessa faixa etária, o implante é indicado e usado, principalmente em pessoas idosas.

Portanto a seguinte questão se apresenta: pessoas idosas, podem realizar implantes? A resposta é simples: podem e devem.

Muitos idosos já perderam dentes e por conta disso usam próteses removíveis ou em casos mais extremos, não usam nada. As dentaduras, por não terem retenção adequada, acabam limitando a alimentação de diversos alimentos, impossibilitando o prazer de comer uma maçã, por exemplo.

Porém, devemos ter atenção a alguns detalhes. Em idades mais avançadas, as pessoas podem ter outros problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, cardiopatias. Nesses casos, a cirurgia para instalação de implantes não está contra indicada, mas devemos investigar juntamente com o médico de referência se o paciente se encontra apto a realizar procedimentos mais invasivos. Além disso, um questionário de saúde, com todas as medicações usadas pela pessoa deve ser feito.

Portanto o uso de implantes dentários, ao contrário do que muitos pensam, não é contra indicado em pessoas com mais idade, pelo contrário, irá proporcionar melhor alimentação, melhor estética e, por consequência, melhor qualidade de saúde e vida.

Mais informações – http://mdfrossard.com.br

Veja Produtos e Serviços

Exit mobile version