Em 1999, 80 homens da cidade de Adelaide, na Austrália, começaram uma campanha de caridade e, para chamarem a atenção sobre esta campanha, decidiram deixar os bigodes (“moustache”, ou “mo” no diminutivo) crescerem durante o mês de novembro (november) e cunharam o termo “Movember” para denominar a campanha. O que era um pequeno movimento regional transformou-se num fenômeno por todo o país. Em 2004, outro grupo da cidade de Melbourne aproveitou o Movember para chamar a atenção sobre o câncer de próstata e a depressão em homens, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. Atualmente o Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades em vários países, dirigida à sociedade e aos homens em especial, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Em vários países são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cuidados com a saúde do homem, dentre outros.
Em 2005, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) fez a primeira campanha de esclarecimento sobre o câncer de próstata, durante da gestão do Prof. Walter Koff. Desde então, esta campanha vem crescendo em nosso país, e atualmente o movimento Novembro Azul é realizado pelo Instituto Lado a Lado em parceria com a SBU.
Procuramos ao longo do ano agregar todos os presidentes das seccionais da SBU estimulando ações que atendessem as características de cada Estado. Graças às parcerias desenvolvidas pelo Instituto Lado a Lado e à participação de cada seccional, as ações do Novembro Azul cresceram muito acima de nossas expectativas neste ano.
Milhares de pessoas foram impactadas pela campanha que ganhou o apoio de diversos veículos de comunicação, que publicaram e divulgaram o movimento. Foram realizadas corridas, caminhadas, ações em estádios de futebol, iluminação de azul de diversos pontos turísticos do país e várias palestras feitas por urologistas em empresa e associações para divulgar a importância do diagnóstico precoce. De acordo com o INCA, são esperados 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. Se diagnosticado no início, 90% dos casos têm cura.
A campanha deste ano chegou ao fim com uma grande vitória para a saúde masculina: a sanção da Lei 13.045, publicada no dia 26 de novembro, que obriga o SUS a realizar exames para detectar precocemente o câncer de próstata, garantindo à doença o mesmo espaço já concedido ao câncer de mama na Lei 9.263, de 12 de janeiro de 1996.
Nossa expectativa é que a campanha cresça ainda mais no próximo ano. Por este motivo, já tivemos uma reunião no início de dezembro para analisar a campanha deste ano, e pretendemos começar, em março de 2015, as reuniões para programar nossas futuras ações.
Fonte – Dr. Alfredo Canalini, urologista, coordenador da campanha Novembro Azul pela Sociedade Brasileira de Urologia