Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor

Feel Good: dançar para ficar Odara

A Escola de Dança Sílvia Pinheiro, que funciona no Círculo Militar da Praia Vermelha, na Urca, desenvolveu uma metodologia baseada na dança e no ritmo que pretende promover diversão, perda de calorias, desenvolvimento automotor, memorização, interação social, sensualidade, saúde. Batizado de Feel Good, o programa envolve aulas que misturam estilos em um repertório bem-humorado, com grande variedade de ritmos, figurinos coloridos e brinquedos, explica Silvia.

“No decorrer de 30 anos como bailarina e, posteriormente, como professora e coreógrafa, me deram uma enorme variedade de ritmos”, conta Silvia. “Como professora também de Educação Física, na UERJ, faço plano de aula a partir da frequência cardíaca (FC) para acelerar o metabolismo dos alunos e ter um ganho conjugado de saúde e emagrecimento, porém não descuidando da faixa etária específica.
A motivação é também de extrema importância para escolha dos ritmos.”

Responsável pela metodologia e à frente das aulas do Feel Good, Silvia Pinheiro é licenciada em Dança Plena no Centro Nacional de Dança de Brasília, licenciada e bacharel em Educação Física na UERJ, pós-graduada em Técnico em Desporto no Paraná e Instrutora de Zumba Fitness. Atualmente, além de diretora da sua Escola de Dança na Urca, é personal trainer na Empresa Fitness e Fisio no mesmo bairro, e personal dancer do ator global Rafael Zulu.

A professora trabalha com a metodologia há quatro anos. “O conceito básico do Feel Good é ativar a felicidade interior”, diz Silvia. “Como fazemos isso? Abrindo nosso coração sem medo de ser feliz. Mas isso não é nada fácil, porque o medo trava, limita e delimita. A metodologia do Feel Good serve para destravar o corpo e a alma através da dança. A mente, por meio da alegria, amor, melhora da auto estima, interação e gratidão.” 

Segundo Silvia, as aulas reúnem homens e mulheres, em várias faixas etárias – até 80% deles com idades a partir dos 60 anos. Mas há aulas com uma programação específica para o público feminino. “O repertório é escolhido a partir de mensagens positivas e bem humoradas”, diz ela. “Há uma escolha específica também em relação às aulas temáticas mensais.” Por exemplo, em maio, ela conta que houve uma edição especial noivas; ou, em outubro, uma edição especial de crianças. Além disso, a escola também realiza edição especial “sexta-feira” e “dia de chuva”.

As aulas acontecem três vezes por semana, e podem gerar uma perda de até 1 mil calorias por hora. Não é necessário nenhum condicionamento prévio. “A importância da dança Fell Good são os pensamentos positivos”, explica Silvia. Ou seja, basicamente aproveitar o momento presente e “viver intensamente cada momento”.

Veja Produtos e Serviços

Exit mobile version