Em sua 20ª edição, a Ordem do Mérito Cultural premia, nessa quarta-feira, dia 05 de novembro, 26 pessoas e quatro entidades que, com seu trabalho, contribuíram para valorizar a cultura no país. Criado em 1991 pela Lei n° 8.313 e regulamentado pelo Decreto n° 1.711 de 1995, o prêmio anual já foi entregue a mais de 500 personalidades e a 60 instituições.
A premiação 2014 acontece no Dia Nacional da Cultura. Entre os agraciados, estão nomes como a cantora Marisa Monte, a escritora Adélia Prado, o chef de cozinha Alex Atala, o maestro Júlio Medaglia, a atriz Patrícia Pillar, o rapper Mano Brown e o autor Chico de Assis.
O Portal Curso da Vida escolheu Angel Vianna, que recebeu, em 1999, a homenagem na categoria Cavaleiro e, este ano, será promovida à categoria Grã-Cruz, para reverenciar todos os agraciados.
Aos 86 anos, Angel Vianna, sempre inovadora e em movimento, continua agindo para fortalecer a dança “como agente transformador do mundo”. Com essa ideia em mente, a bailarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento Angel Vianna realiza seu trabalho há mais de seis décadas.
De família de origem libanesa, a mineira Maria Ângela Abras Vianna, nascida em 1928, foi pioneira na formação e capacitação de profissionais que atuam nas áreas de arte, educação, saúde e direitos humanos, dentro das principais instituições de saúde e reabilitação do país.
Essa visão artística multifacetada vem de cedo. Angel Vianna começou a estudar piano aos 17 anos de idade e balé a partir dos 20. Depois, escultura na Escola de Belas Artes da Universidade de Minas Gerais, dirigida pelo célebre pintor Guignard. Casou-se com o bailarino e coreógrafo brasileiro Klauss Vianna em 1955 e, juntos, abriram a Escola Klauss Vianna. Quatro anos depois, o casal oficializaria o Ballet Klauss Vianna, grupo de dança moderna.
Em 1975, com o marido e a bailarina clássica Tereza D́Aquino, Angel fundou o Centro de Pesquisa Corporal, Arte e Educação e o Grupo Teatro do Movimento.