Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor

Pilates – cuide bem da casa de força

Desenvolvido por um alemão, que ensinou seu método a companheiros de prisão na Inglaterra, durante a Primeira Guerra Mundial, o Pilates é hoje amplamente adotado por pessoas de todas as idades. Trabalhando como enfermeiro enquanto estava detido, Joseph Pilates pretendia melhorar a saúde dos outros prisioneiros através do exercício. E criou para isso um engenhoso sistema baseado em roldanas e cordas para que mesmo os pacientes mais fracos pudessem movimentar seus músculos.

O exercício físico é um grande aliado na longevidade: minimiza o declínio cognitivo e auxilia a manutenção da capacidade funcional e da independência. O Pilates, especificamente, é uma atividade de baixo impacto, com programa de exercícios individualizado e adequado à necessidade de cada aluno. Seu foco principal é o “core” ou “power house” (casa de força), conjunto de músculos responsáveis pela estabilidade e flexibilidade da coluna lombar. Baseia-se na “contrologia”, que é o controle consciente de todos os movimentos do corpo, respeitando os princípios de concentração, respiração, alinhamento, controle do core, coordenação e fluidez.

O método Pilates, com esses ingredientes, atua na prevenção dos efeitos do envelhecimento, quando se observa, progressivamente, uma redução nas capacidades funcionais, comprometimento do equilíbrio, perda de força muscular, de massa óssea e de coordenação motora, maior lentidão ao caminhar, menor resistência para o desempenho das atividades, alterações na postura e uma lentidão nas reações. Todo este processo, que é natural, somado ao sedentarismo, contribui para o aumento das queixas de dores articulares, musculares, do cansaço, do índice de quedas, da depressão e da dificuldade em realizar atividades simples do dia a dia. 

Os exercícios do Pilates são associados à respiração, realizados lentamente, com poucas repetições, trabalham diferentes grupos musculares e são bem diversificados. Durante toda a atividade, o programa solicita a contração dos músculos abdominais, dos músculos do períneo e da coluna. Juntos, esses músculos formam o que chamamos de “casa de força” (power house), e o fortalecimento deles pode melhorar o controle sobre o fluxo de urina.

Para obter todos os benefícios do Pilates, recomenda-se uma prática regular de duas a três vezes por semana, com um fisioterapeuta que tenha formação no método e vivência no trabalho com a terceira idade.

Dentre os benefícios da prática regular do método, destacam-se:

Veja Produtos e Serviços

Exit mobile version