Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor

Costa Rica – Entre dois oceanos esse pais é a natureza em estado bruto

Não foi só na qualidade do futebol apresentado na Copa do Mundo que esse país surpreende. A Costa Rica é um destino ideal para se viajar em família e curtir de tudo um pouco. O país preserva como poucos sua variadíssima beleza natural e sabe tirar partido dela. No passado, foi importante produtor de cana de açúcar e café, mas hoje sua principal economia é o turismo.

Terra prometida dos ecoturistas, a Costa Rica tem o maior percentual de área protegida entre todos os países do mundo: 26%. São 35 parques nacionais e 8 reservas biológicas, num país tão pequeno! Com isto, conseguem preservar 5% de toda a biodiversidade da Terra!!! Apesar das sua pequenas dimensões, o país tem 1.228 km de litoral entre praias de areias brancas e barreiras de corais, manguezais e costões, cadeias de montanhas que cortam o centro do país, corredeiras ferozes, vulcões e resorts, milhares deles…

Suas micro regiões são tão distintas quanto a Floresta Amazônica e a região Sul do Brasil, por exemplo. O Caribe e o Pacífico estão separados por apenas 120 km, com uma serra entre eles, o que faz com que você, sem desmanchar o penteado, tome café da manhã com os pés no Caribe, suba ao topo de um vulcão ativo com 1.663 metros de altura, para um almoço com vinho, 10 graus lá fora, e chegue ao Pacífico para ver o por do sol com uma margarita na mão….

Do lado caribenho, a Reserva de Totuguero, uma espécie de Amazônia costarissense, com a diferença de situar-se à beira mar. Mar do Caribe.

São dezenas de canais de rios entrecortados por uma floresta tropical bem conservada, com fauna e flora exuberantes. Paralelo a eles, uma praia de 22 km de extensão, com mar agitadíssimo, onde milhares de tartarugas verdes se reproduzem anualmente, o que faz da temporada de desova, entre julho e setembro, um espetáculo ímpar com milhares de animais nas areias das praias.

A vila de Tortuguero é minima, 600 habitantes e nem um mísero carro! O médico vem de barco e de longe para um plantão de um dia na única clínica existente.

Conversar com os locais é uma experiência de comparação de extremos: eles se arrepiam – literalmente – quando ouvem que moramos numa cidade com 15 milhões de habitantes! Toda a Costa Rica tem pouco mais de 4 milhões…por outro lado…
Contam como é viver com esta paz, o cheiro de terra úmida, a chuva diária, acordar, abrir a janela e ter como cenário florestas tropicais, cachoeiras e rios que desembocam no mar, tudo no quintal da sua casa. 

Do lado do Pacífico, praias banhadas por águas claras e quentes, areias brancas e muito verde ao redor: aqui a floresta tropical termina dentro d’água!

As praias daqui são uma espécie de Angra com águas na temperatura do Nordeste! Como não ficar de molho até virar uva-passa?
Para nós, brasileiros, acostumados que somos à natureza pródiga e bela, poderíamos dizer que, aqui na Costa Rica, a Amazônia é vizinha de Angra! A simpatia do povo, o almoço com arroz, feijão, bife e banana frita, não nos permite esquecer o Brasil. Não fosse o espanhol e o azul, vermelho e branco da bandeira nacional daria até pra dizer que a Costa Rica é uma espécie de sucursal do Brasil na América Central. Deve ser por isto que Gisele Bunchen tem aqui sua casa de verão.

A Costa Rica é um oásis de estabilidade na conturbada América Central e tem uma agenda política, social e, obviamente, ambiental muito diferente de seus vizinhos. Considerado o país mais seguro e a democracia mais estável da região, não tem sequer Forças Armadas. Depois de uma guerra civil que devastou o país em 1948, o país entrou num sereno período de paz que dura até hoje. Na capital, os policiais andam de bicicleta em uniforme de bermuda e camiseta. Roubos e assassinatos são incomuns.

Não importa se foi obra divina ou resultado de transformações na superfície da terra: houve muita inspiração e feliz combinação geográfica quando a Costa Rica foi criada, o que lhe fez muito bonita.

Bonita por natureza!

DICAS PARA O VIAJANTE
O dólar é aceito em qualquer esquina, não precisa nem trocar para o colon, a moeda local.

Para planejar
Clima – são duas as estações: seca (dezembro a abril) e molhada (maio a novembro). A temperatura não varia muito de 30 graus em qualquer época.
www.visitecostarica.com
www.costaricaexpeditions.com
www.riostropicales.com

Aluguel de carro
www.dollarcostarica.com
www.adobecar.com
www.costaricarentacar.net

Para dormir em San José
Hotel Grano de Ouro – Instalado numa antiga mansão aristocrática é, de longe, o melhor hotel da capital. Seu restaurante é igualmente maravilhoso. www.hotelgranodeoro.com
No Parque Nacional Tortuguero – Tortuga Lodge Em Monteverde – Monteverde Lodge – www.costaricaexpediction

Para comer em Monteverde
Tramonti Pizzaria – Um ótimo restaurante italiano em Manoel Antonio
Dragon Fly – Cozinha asiática em ambiente charmoso Karela’s
Restaurante do hotel Los Altos – Ótima happy hour, boa gastronomia e ambiente moderno, integrado à natureza
Kali Kali – Ótimo restaurante vietnamita!!!!

Para conhecer em San José
Museu do Oro – Não deixe de ver como eles trabalharam com capricho o ouro por aqui! Só o prédio onde o museu está instalado, já vale a visita.
Teatro Nacional – Um tesouro construído à semelhança dos palácios europeus! Maravilhoso!!!! Não deixe de fazer o Zip Line em Monteverde, o rafting no Rio Pacuare, o parasail em qualquer das praias que o ofereça. Afinal você está na Costa Rica!

Veja Produtos e Serviços

Exit mobile version