Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor

O jeito correto de limpar os dentes

Os procedimentos para fazer a correta higiene bucal parecem óbvios, mas não o são. Muitos problemas surgem da prática corrida da escovação. Confira os cinco passos para uma limpeza completa de dentes, gengiva e língua.


Com as mãos limpas, passe o fio ou fita dental entre todos os dentes, devagar para não machucar a gengiva. Depois que o fio passar pelo ponto mais apertado entre os dentes, leve-o até o espaço existente entre a gengiva e o dente e pressione-o sobre o dente, puxando a sujeira até a ponta do dente. Passe o fio dental pelo menos duas vezes em cada um dos espaços entre os dentes, primeiro pressionando para um lado, depois para o outro.

Escove suavemente a parte exterior dos dentes. Segure a escova inclinada na direção da gengiva, pressionando e deslizando a escova no sentido da linha da gengiva até a ponta dos dentes. Comece escovando os dentes da frente e ́prossiga com este movimento até os dentes do fundo (dois a três dentes de cada vez). Depois, escove o lado de dentro dos dentes do mesmo jeito.

Escove a superfície do dente que usamos para mastigar. O movimento é suave, de vai-e-vem. A escova deve ir até os últimos dentes lá no fundo da boca.

Na parte interior dos dentes da frente, incline a escova e mova-a no sentido da gengiva para a ponta do dente.

Ainda não acabou. Escovar a língua é muito importante, pois ela acumula restos de alimentos e bactérias que provocam o mau hálito. Faça movimentos cuidadosos com a escova “varrendo” a língua da parte interna até a ponta.

Para as pessoas que utilizam prótese (dentadura, ponte)

• Na presença de dente e uso de prótese (ponte móvel), limpe a prótese fora da boca com sabão ou pasta de dente e escova de dente separada para essa função. Antes de recolocá-la na boca, escove os dentes e limpe a gengiva, o céu da boca e a língua com uma fralda umedecida em água para remover placas e possíveis restos de alimentos.

• Na ausência de todos os dentes e uso de dentadura, remova a prótese de dentro da boca e limpe-a com uma escova de dente. Antes de recolocá-la na boca, limpe a gengiva, o céu da boca e a língua com uma fralda umedecida em água para remover placas e possíveis restos de alimentos.

• Não é preciso remover a prótese para dormir. Caso necessite removê-la, coloque-a em um recipiente com água e com tampa.

Fonte – Ministério da Saúde – Publicação Brasil Sorridente

Veja Produtos e Serviços

Exit mobile version